Dia Nacional da Cultura: ministra aposta na economia criativa

publicado: 04/11/2011 18h12,
última modificação: 07/11/2011 16h43

“Chegou o momento de promover uma virada decisiva em nossa agenda cultural”, declarou a Ministra da Cultura em artigo publicado no jornal O Globo em 4 de novembro.

Ministra da Cultura, Ana de Hollanda Foto: Antonio More/divulgação MinC

Intitulado Virada Cultural, o texto salienta que o Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro, é uma data oportuna para o debate, sendo “momento de consolidar conquistas anteriores. Mas, principalmente, de ir além disso, para encarar um desafio urgente. O desafio de dar sustentabilidade à alta criatividade brasileira”, avalia a ministra.

“É hora de organizar, objetivamente, a superação do efêmero e do precário em nossa vida cultural. A política de incentivos é importante – e vai prosseguir”, declara Ana de Hollanda, “mas ela, por si só, não é suficiente para nos conduzir a um novo e necessário patamar: o patamar da continuidade. Só alcançaremos este ‘patamar da continuidade’ com uma nova perspectiva e uma nova articulação de ações. Com iniciativas claras e práticas. Com uma aposta total e integral em um Brasil criativo”. Leia a íntegra do artigo aqui.

Ordem do Mérito Cultural
Ainda em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, o Ministério da Cultura fará, no dia 9 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE), a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC) aos 51 agraciados da edição 2011. Esta será a primeira vez que a cerimônia de entrega das condecorações acontecerá em um estado do Nordeste.

A OMC é uma condecoração outorgada pelo MinC a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. Neste ano, em sua 17ª edição, está sendo homenageada a jornalista e escritora Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), conhecida pelo pseudônimo de Pagu. Saiba mais.