Esplanada dos Museus: projeto propõe cinco novos museus em Brasília até 2014

publicado: 08/11/2011 18h10,
última modificação: 10/11/2011 15h17

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) apresentou ao Governo do Distrito Federal (GDF), em reunião no dia 7 de novembro, o projeto Esplanada de Museus.

A proposta é construir cinco museus temáticos na capital federal até a Copa do Mundo de 2014: Museu dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural.

Dotar o Plano Piloto de Brasília de um expressivo conjunto de instituições museológicas, colaborando para a inserção de Brasília nas rotas turísticas, e contribuir com o direito à memória, à cultura e ao museu estão entre os objetivos do projeto Esplanada dos Museus. Os espaços seriam ainda um “legado cultural” às cidades-sede da Copa de 2014.

Segundo a proposta, todos os museus dariam ênfase às atividades de pesquisa, formação profissional, conservação de bens culturais, comunicação e educação. A sustentabilidade ambiental, a acessibilidade, o uso de novas tecnologias e o investimento na inovação e na interatividade serão características de todos as instituições museais.

Após a primeira reunião, o GDF deverá avaliar quais locais indicados pelo projeto poderiam receber as novas instituições. Já o Ministério da Cultura (MinC) e suas insitutições vinculadas, como Instituto Brasileiro de Museus e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devem ficar responsáveis por estabelecer parcerias para a construção e instalação dos espaços e constituição dos acervos.

Assim que os primeiros levantamentos estiverem concluídos, Agnelo Queiroz, Governador do Distrito Federal, e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, devem apresentar o projeto à presidente Dilma Rousseff.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Secretaria de Cultura do DF