Museu do Diamante lança mostra virtual sobre garimpeiros

publicado: 26/08/2020 13h49,
última modificação: 26/08/2020 13h49

Em celebração aos 300 anos de fundação de Minas Gerais, o Museu do Diamante/Ibram lança a partir de hoje, 26, a mostra virtual Memórias Garimpeiras no Distrito Diamantino. A exposição está disponível nas redes sociais do Museu do Diamante até o dia 04 de setembro.

A colonização portuguesa no território mineiro foi motivada pela exploração das ricas jazidas de ouro, diamantes, dentre outras gemas e metais preciosos. Na região de Diamantina, há pessoas que ainda têm o garimpo como ofício. Dessa forma, a exposição reflete sobre as características dessa sociedade que surge por causa da mineração, o povo mineiro.

A exposição tem o objetivo de apresentar os garimpeiros como protagonistas no processo de ocupação de Minas Gerais. A mostra apresenta, na relação presente e passado, as técnicas de mineração que foram trazidas pelos africanos e difundidas em meados século XX até os dias atuais.

Imagem da exposição/Museu do Diamante