Sociedade de Amigos doa peças para o acervo do Museu Imperial (RJ)

publicado: 08/11/2011 18h09,
última modificação: 08/11/2011 18h09

No dia 5 de novembro foram comemorados os 20 anos da Sociedade de Amigos do Museu Imperial (SAMI) – também Dia Nacional da Cultura. Para celebrar, foi realizada uma cerimônia na qual a associação presenteou o Museu Imperial/Ibram com peças para os acervos museológico, arquivístico e bibliográfico da instituição.

Para a Biblioteca, foi doada uma obra raríssima: Funcções do casamento de sua Magestade Imperial, o senhor Dom Pedro I° com a sereníssima senhora princesa Amelia de Leuchtenberg. O livro, datado de 1830, traz todo o serviço do casamento de d. Pedro I com sua segunda esposa, d. Amélia, além de poemas e dedicatórias escritas para os noivos.

O Museu recebeu ainda, para o setor de Museologia, um retrato de d. Leopoldina (foto), primeira imperatriz do Brasil. A pintura tem autoria e data desconhecidas, mas, pelos trajes, é possível identificar que d. Leopoldina foi retratada já como imperatriz, o que restringe o período entre 1822 e 1826, ano de seu falecimento.

Já o Arquivo Histórico foi presenteado com uma série de oito fotografias que formam um panorama em 360° de Petrópolis. As imagens foram capturadas em 1898 por Jorge Henrique Papf, a partir do Morro do Cruzeiro (conhecido atualmente como Morro dos Milionários) e incluem a cadeira na qual o imperador d. Pedro II costumava se sentar para apreciar a vista da cidade.

O presidente da SAMI, dr. Miguel Pachá, ressaltou a importância das sociedades de amigos de museus. “Essas associações são necessárias para que o museu possa desenvolver atividades além das possibilitadas pelo seu orçamento anual, como é o caso da aquisição dessas peças. Assim, mantemos os museus vivos”. Saiba mais.

Fonte: Divulgação Museu Imperial