Museu Victor Meirelles lança livro em homenagem aos 118 anos da morte do artista

publicado: 22/02/2021 12h03,
última modificação: 22/02/2021 12h06

Hoje, 22 de fevereiro, completa 118 anos da morte de Victor Meirelles de Lima (1832 – 1903). Em comemoração, o Museu Victor Meirelles/Ibram e a professora Mara Rúbia Sant’Anna homenageiam o artista com o lançamento do livro O Jovem Victor Meirelles: tempos, traços e trajes. Disponível nas versões impressa e digital, o livro contou com o apoio do MVM e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram).

Nas páginas, a autora aborda a coleção Estudo de Trajes Italianos, realizada no século XIX pelo consagrado pintor oitocentista, com o objetivo de analisar as relações discursivas entre os registros artísticos dos trajes tradicionais de uma região, considerando os processos de memória social e as narrativas visuais neles contidos.

A publicação é resultado do estágio de pós-doutoramento desenvolvido junto ao programa de pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo projeto Olhares românticos entre cores e traços: Victor Meirelles e o Estudo de Trajes Italianos, 1853-1859 foi financiado pelo CNPq. A pesquisa é formada por 170 obras, sendo 104 pranchas coloridas, pertencentes aos Museus Victor Meirelles (MVM) e ao MNBA e de alguns colecionadores particulares, completadas por mais 66 registros catalográficos de desenhos em preto e branco e de tamanhos e títulos diversos.

O livro se divide em três partes: Ainda na sala; Casa a dentro e Através das janelas, com um total de sete capítulos, sendo dois na primeira parte, três na segunda e dois na terceira, mais a conclusão. Segundo a autora, todos os capítulos estão a serviço do objetivo geral do trabalho, que é dar complexidade à singeleza da obra Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles, fazendo-a reverberar nas condições das narrativas visuais produzidas e nas memórias concatenadas sobre o vestir e o humano para o ocidente. As edições físicas serão doadas para bibliotecas de instituições públicas.

Texto: Museu Victor Meirelles
Edição: Ascom do Ibram