A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (23), emenda de R$ 400 milhões para apoio à área museológica.
A proposta será apresentada à Comissão Mista de Orçamento como emenda de comissão e destina-se ao fomento de instituições museológicas existentes, mas também à criação de novos museus e ao apoio a processos de produção e institucionalização da memória cultural nacional.
Para ser inserida na proposta do orçamento de 2012, que será votada pelo plenário, a emenda precisa ser aprovada pelo relator setorial e pelo relator geral da Comissão Mista de Orçamento.
A emenda de apoio à área museológica foi uma das quatro escolhidas pela CEC, dentre dez opções apresentadas pelos deputados. As demais referem-se a educação (expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e complementação para revitalização de universidades federais) e instalação e modernização de bibliotecas públicas.
“As quatro propostas aprovadas refletem o pensamento dominante entre os membros da Comissão, qual seja, o de que é necessário pensar globalmente o país, deixando de lado questões mais regionais ou estaduais, as quais são contempladas pelas emendas individuais dos parlamentares”, destacou a deputada Fátima Bezerra, presidente da comissão, durante ato público em defesa da ampliação do orçamento da cultura. Leia mais.
A mobilização foi promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura no Congresso Nacional e pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Câmara dos Deputados/divulgação