Site internacional divulga história e exposições do MNBA

publicado: 27/12/2011 11h57,
última modificação: 10/01/2012 15h46

Especializado na divulgação de grandes exposições em cartaz pelo mundo, o site Artknowledgenews publicou ampla matéria sobre o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

Assinada por Juanita Solerno, a matéria cita a história do museu, inaugurado em 1938 por Gustavo Capanema, então ministro da educação do governo Getúlio Vargas. De acordo com o site Artknowledgenews, “o MNBA é uma das mais importantes instituições culturais do País, assim como um dos mais importantes museus de arte brasileira, particularmente rico na sua coleção de pinturas e esculturas do século 19”.

A abrangência do acervo, cujas primeiras peças chegaram ao Brasil com a corte portuguesa em 1808, também aparece como destaque na publicação.  Hoje são mais de 70 mil itens entre pinturas, esculturas, instalações, gravuras, fotos, mobiliário, entre outros.

Exposições
Estão em cartaz atualmente no MNBA as mostras Circo dos Sonhos (até 29 dez);  a retrospectiva de Monica Barki (Arquivo Sensível);  1978 – Desenhos de Claudio Valerio Teixeira; e a mostra coletiva Guilda de São Francisco

Em janeiro, quando o museu completa seus 75 anos, será inaugurada a exposição Modigliani: imagens de uma vida, que terá pinturas a óleo, esculturas, desenhos e fotografias do mestre italiano. A abertura está prevista para 31 de janeiro.

Atualmente, o museu está sendo divulgado na estação da Cinelândia, no metrô do Rio de Janeiro (foto), onde há uma grande  imagem da famosa galeria de Moldagens do MNBA. Segundo a empresa que administra o metrô,  cerca de 90 mil pessoas passam pela estação Cineländia todos os dias.

O Museu Nacional de Belas Artes localiza-se na Av. Rio Branco, 199, na Cinelândia (Rio de Janeiro, RJ), e está aberto à visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Excepcionalmente, nos dias 30 e 31 de dezembro e 1ª de janeiro, o MNBA estará fechado. O ingresso custa R$ 8, sendo que aos domingos a entrada é franca.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação MNBA/Ibram