Ibram lança conjunto de ações em Salvador

publicado: 18/12/2009 00h00,
última modificação: 18/12/2009 00h00

Em comemoração ao Dia do Museólogo, 18 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lança e realiza, nesta semana, uma série de ações e diversas atividades, no Palácio da Aclamação e no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador.

Integram a programação o 1º Encontro Teia da Memória, a posse dos membros do primeiro Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico e o lançamento do Programa de Fomento aos Museus 2010, e ainda das publicações Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia nº 4, A imaginação museal, de Mário Chagas, e Caderno de subsídios para a Criação de Museus Municipais.

Também será inaugurada a exposição Coleção MAM-BA/50 Anos de Arte Brasileira, com 80 obras do acervo do museu que ilustram momentos-chave da história da arte brasileira nos últimos 60 anos. A mostra se divide em quatro núcleos: Modernistas, Fotografia, Rubem Valentim e Contemporâneos.

Os eventos vão reunir diretores dos museus do Ibram/MinC, representantes do setor museológico baiano, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Ministério da Justiça e autoridades locais. Confira a programação, dia e local onde ocorrerá cada atividade:

Dias 16 e 17
Teia da Memória: 1º Encontro dos Pontos de Memória – Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, nº 1.330, Passeio Público – Campo Grande)

Dia 18
Posse do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico – Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, nº 1.330, Passeio Público – Campo Grande)
Lançamento do Programa de Fomento aos Museus 2010 e publicações – MAM-BA (Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão)
Abertura da exposição Coleção MAM-BA | 50 Anos de Arte Brasileira – MAM-BA (Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão)