Museu das Bandeiras (GO) comemora 8 de março com Bordando Cidadania

publicado: 11/03/2012 11h23,
última modificação: 14/03/2012 12h16

No dia 9 de março, o Museu das Bandeiras/Ibram comemorou o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com cinco internas da Unidade Prisional de Goiás. Dentro da cela, por meio de dinâmicas de grupo, refletiu-se sobre a condição feminina e sobre a convivência carcerária. A seguir, uma torta em homenagem às mulheres foi partilhada pelo grupo.

A atividade é parte do Projeto Bordando Cidadania, desenvolvido desde 2008 pelo Museu das Bandeiras em parceria com a Cabocla Criações – empresa da Cidade de Goiás.

O museu, que ocupa uma antiga Cadeia Pública, entre os anos de 1766 e 1950, desenvolve o projeto como forma de inserir o uso de tecnologias artesanais e sustentáveis na práxis museal e também uma maneira de se fazer cumprir a missão social do museu enquanto agente transformador da sociedade.

Desde a sua criação, o projeto tem levado às internas e algumas egressas oportunidade de profissionalização, geração de renda e remissão de pena, além de contribuir para a recuperação e elevação da auto-estima.

Atualmente, o Projeto também atende a alguns internos e seus familiares, todos atraídos pela garantia de sustentabilidade e possibilidade de re-inserção social e de permanência no mercado de trabalho. Saiba mais.

Fonte: Divulgação Museus Ibram em Goiás