Representantes do projeto Pontos de Memória vão se reunir com os pontos de Curitiba, São Paulo, Fortaleza e Recife neste mês de março. Nos dias 8 e 9, estarão com a equipe do Museu de Periferia – MUPE, no Sítio Cercado, em Curitiba – PR; nos dias 10 e 11, com a de Brasilândia, em São Paulo – SP; 15, 16 e 17, com os articuladores de Grande Bom Jardim , em Fortaleza -CE , e nos dias 17, 18, 19, no Coque, em Recife – PE.
As reuniões terão como pauta o andamento do projeto em cada localidade; as oficinas de capacitação; o evento Teia Brasil, que acontece de 25 a 31 de março, em Fortaleza -CE, que contará com uma programação especial voltada para os Pontos de Memória. Na ocasião, também será apresentando o instrumento de diagnóstico – um questionário a fim de traçar o perfil sócio-cultural-educativo e econômico da localidade, possibilitando sinalizar , dentre outras informações ,possíveis parcerias locais para desenvolvimento do projeto.
Pontos de Memória: Resultado de parceria entre o Programa Mais Cultura,do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, e do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania –Pronasci, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos, o projeto traduz-se na experiência-piloto de apoiar a implantação de museus comunitários, a princípio, em doze capitais indicadas pelo Pronasci (Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória) disponibilizando apoio técnico às comunidades que desenvolvem ações e preservação da memória local. Tem como meta valorizar as ações já desenvolvidas pelas comunidades, com vistas ao fortalecimento de ações de memória e dos processos museológicos em curso, a partir das diferentes narrativas dos moradores, suas trajetórias de vida, expressões culturais e anseios.