Comemore o Dia Nacional do Livro

publicado: 28/10/2010 00h00,
última modificação: 28/10/2010 00h00

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

A transferência aconteceu no ano de 1810, e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. O acervo trazido para o Brasil, de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, foi inicialmente acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março.

Comemore o Dia Nacional do Livro lendo, presenteando com livro ou indicando para seus colegas uma obra que você tenha lido e gostado.

Abaixo seguem algumas indicações de leitura:

 

El museo de la Inocencia, Orhan Pamuk
“Esta é uma novela amorosa, na qual cada objeto se transforma em uma
grande historia de amor. É também um livro da construção de um museu de uma linda história de amor. Para quem gosta de literatura com analogia da realidade ligada a
nossos fazeres, esta é uma leitura que vale a pena.”

José do Nascimento Junior, presidente do Ibram/MinC

 

 O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
“Eu recomendo, marcou minha vida. Foi um livro que li na minha adolescência. É um exemplo de vida e coerência. Recomendo também a Bíblia, o livro mais significante de todos.”

Filon Nunes Póvoa, chefe de Divisão de Serviços Gerais e Infraestrutura

 

 A Cabana, William P. Young
“Foi um livro importante para mim. Serviu como motivação para o momento que estava passando na minha vida.

Luís Augusto Aquino, analista administrador/Recursos Humanos

 

 A Misteriosa Chama da Rainha Loana, Umberto Eco
“Embora não seja uma autobiografia, A Misteriosa Chama da Rainha Loana é um romance que parece muito com a vida do autor, Umberto Eco. A história acontece em Milão, na Itália, e o autor trabalha com acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Muito interessante, me fez lembrar o que estudei na faculdade.”

Isabela Borsani – Assessoria de Comunicação/Gabinete da Presidência