“Museu e memória” é tema do Dia Internacional dos Museus 2011

publicado: 29/10/2010 00h00,
última modificação: 29/10/2010 00h00

O Conselho Internacional de Museus (Icom) divulgou nesta semana o tema do próximo Dia Internacional dos Museus, a ser celebrado em 18 de maio de 2011. Museu e memória será a temática da data, comemorada anualmente por milhares de instituições museais em todo o mundo.

A intenção do conselho é propiciar ao público a oportunidade de descobrir e redescobrir a memória individual e coletiva. “Os museus guardam memórias e contam histórias. Eles têm numerosos objetos em suas coleções que são fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos”, afirmou a organização ao justificar a escolha do tema. O Icom alerta que esses objetos muitas vezes são frágeis, estão em risco e necessitam de conservação e cuidado especial. Segundo a organização, o foco em 2011 será o continente africano, cuja contribuição cultural é muitas vezes ignorada e merece ser promovida.

O Dia Internacional dos Museus foi estabelecido em 1977 pelo Icom com objetivo de promover a conscientização da sociedade para a importância dos museus no desenvolvimento social. Em 2010, a comemoração teve participação recorde: 30 mil museus em 95 países. O Ibram/MinC participa da celebração com a Semana Nacional de Museus, que oferece programação intensa em centenas de instituições museológicas do País. Em 2010, mais de 1,7 mil eventos – incluindo exposições, oficinas, seminários, visitas guiadas e espetáculos – foram oferecidos por 588 instituições brasileiras entre 17 e 23 de maio.