Aberta chamada pública para intercâmbio internacional de curadores

publicado: 17/10/2018 12h47,
última modificação: 19/10/2018 11h19

Edital vai selecionar curadores interessados em participar de intercâmbio junto ao Getty Research Institute, instituição sediada em Los Angeles (EUA) e voltada à pesquisa na área de artes visuais.

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), por meio do Projeto Latitude, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), abriu chamada pública para curadores interessados em participar de intercâmbio junto ao Getty Research Institute, instituição sediada em Los Angeles (EUA) e voltada à pesquisa na área de artes visuais.

A oportunidade se destina a brasileiros ou estrangeiros atuantes e residentes no Brasil há pelo menos cinco anos, com fluência em língua inglesa. Para o Intercâmbio de Curadores 2018/2019, o Getty Research Institute busca um candidato com pesquisa sobre arte contemporânea brasileira já em andamento e que apresente relação com um ou mais de seus acervos apontados aqui.

A pesquisa em andamento não precisa estar vinculada a uma instituição de ensino, podendo estar vinculada a uma instituição cultural e/ou ser uma pesquisa independente do candidato. O processo seletivo será feito por meio da análise de projetos, que devem ser inscritos no até o próximo dia 8 de novembro. O selecionado receberá remuneração pela pesquisa, passagens aéreas, hospedagem e seguro de viagem durante o tempo de estadia no exterior. O período de estadia para pesquisa é de oito semanas, com início em 8 de abril e término em 31 de maio de 2019. Para mais detalhes, leia o edital.

O Projeto Latitude – Platform for Brazilian Galleries Abroad, iniciativa da ABACT em parceria com a Apex-Brasil, objetiva promover internacionalmente a produção artística e intelectual brasileira, a difusão cultural, a capacitação técnica e o fortalecimento da relação de profissionais brasileiros atuantes nesta área com instituições no exterior.

Em dez anos de atuação, o número de empresas participantes do Latitude cresceu de 5 para 50. O volume das exportações das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente: em 2007 foram exportados US$ 6 milhões e em 2015 atingiu-se um pico de quase US$ 70 milhões. De acordo com a ABACT, as galerias Latitude foram responsáveis por 41% do volume total das exportações do setor em 2016.