Abertas as inscrições para o Prêmio Darcy Ribeiro 2019

publicado: 17/09/2019 14h38,
última modificação: 20/01/2020 14h42
Ações educativas no Museu Imperial/Ibram

Foi publicado, no último dia 13, o edital de chamamento público n° 01/2019 referente ao Prêmio Darcy Ribeiro 2019.

Constitui objeto do edital a premiação de 10 (dez) práticas e ações de educação museal que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.

Poderão concorrer ao prêmio instituições museológicas, privadas ou públicas das esferas estaduais e municipais; órgãos ou entidades públicas nas esferas estaduais e municipais que possuam em sua estrutura unidades museológicas; e pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos mantenedoras de unidades museológicas.

Serão distribuídos 10 (dez) prêmios de R$ 10 mil (dez mil reais), sendo um prêmio para cada selecionado. O valor recebido pelo prêmio deve ser empregado exclusivamente em ações e projetos educacionais dos museus, seja para continuidade do próprio projeto concorrido, seja em outras práticas e ações de educação museal.

As instituições interessadas podem realizar a inscrição até o dia 29 de outubro por meio do e-mail inscricao.edital@antigo.museus.gov.br . No ato da inscrição, o interessado deverá encaminhar o Anexo I – ação educativa em um único arquivo no formato PDF, com a descrição da ação educativa realizada entre os anos de 2016, 2017 ou 2018.

Acesse aqui o edital