Com objetivo de levantar a reflexão sobre o papel dos museus como agentes do processo de construção de harmonia social a partir de debates e análises sobre a função dessas instituições na atualidade, o Seminário Permanente Museus para harmonia social será realizado na próxima quinta e sexta-feira, 19 e 20 de agosto, no auditório do Museu Histórico Nacional – MHN, no Rio de Janeiro.
O encontro da quinta-feira (19) discutirá o tema musealização do espaço urbano e harmonia social e contará com uma mesa-redonda composta pela coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus – (Ibram/MinC), Marcelle Pereira, a arquiteta e professora do Proarq/UFRJ, Ceça Guimarães e pela coordenadora do Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias -RJ, Marlucia Souza. Na ocasião, também será lançado o livro Contando histórias da Terra de sol, de Regina Cláudia Oliveira da Silva. Já na sexta-feira, será realizada a oficina Museu, Memória e Cidadania, das 9 às 13h, ministrada pela chefe do Centro de Referência Luso-Brasileiro do MHN, Aline Montenegro.
O seminário é resultado de parceria entre o Ibram/MinC e o MHN. Inscrições e informações no (21) 2550-9257 ouno seminariopermanentemhn@gmail.com. Os participantes receberão certificado. O MHN fica na Praça Marechal Âncora, s/nº Centro Próximo à Praça XV, Rio de Janeiro- RJ.