Acervos Online

Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture é um projeto sem fins lucrativos desenvolvido pelo Instituto Cultural do Google. O projeto, que utiliza a tecnologia street view capturada em alta definição (ArtCamera), tem como objetivo divulgar os acervos culturais, obras de arte e documentos históricos que estão fisicamente em museus e instituições a fim de tornar as obras de arte acessíveis às pessoas do mundo inteiro.

Em parceria com a empresa Google, os Museus Ibram que se encontram no projeto são: Museu Histórico Nacional (MHN), Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museu Lasar Segall (MLS), Museu Imperial (MI), Museus Castro Maya e Museu Villa-Lobos.

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Acervos Ibram – Tainacan

O Projeto Tainacan é fruto de uma iniciativa de políticas públicas para a difusão de acervos digitais. Um de seus produtos, a Plataforma de Catalogação e Difusão de Acervo Museológico, está sendo implementado pelo Ibram, em seus museus, em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Essa Plataforma consiste no desenvolvimento de uma solução em WordPress, customizada para atender às necessidades de inventário e catalogação dos acervos museológicos, bem como a difusão dessas coleções na internet.

No âmbito dessa iniciativa, já foram disponibilizadas online as coleções museológicas de vários museus Ibram e estão em processo de migração e padronização de dados os seguintes museus: Museu da República, Museu Lasar Segall, Museu Forte Defensor Perpétuo, Museus Castro Maya,  a coleção de numismática do Museu Histórico Nacional e a coleção de partituras do Museu Villa-Lobos.

Paralelamente, iniciou-se o desenvolvimento de uma ferramenta para a busca integrada das coleções da rede Acervos Ibram – Tainacan e de uma plataforma de catalogação e difusão de acervos museológicos para os museus brasileiros e o aplicativo Tainacan para uso em dispositivos móveis, com previsão de disponibilização para o segundo semestre de 2021.

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Série Conhecendo Museus

A obra audiovisual Conhecendo Museus apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil. O propósito é divulgar bens e valores culturais da humanidade a fim de democratizar o conhecimento gerado por essas instituições. Os museus, espalhados por todo o país, são retratados na sua integridade, com exposição detalhada dos acervos e histórias por trás das peças.

A série, que até o presente momento resultou em 4 temporadas e divulgou 150 museus brasileiros, é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), da TV Escola – Ministério da Educação (MEC), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Fundação José de Paiva Netto (FJPN).