O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promoveu, no dia 13 de março, reunião com embaixadores e adidos culturais de 11 países latino-americanos. O encontro teve como objetivo aumentar a articulação do setor museal na região.
A iniciativa aprovada durante a 36ª Conferência Geral da Unesco, ocorrida em novembro de 2011, sobre a construção de um marco regulatório internacional para proteção e promoção de museus e coleções esteve no foco do debate.
O encontro serviu como preparação para a Reunião de Especialistas em Patrimônio Museológico e Coleções, a ser realizada em meados de julho no Rio de Janeiro (RJ). Estiveram presentes representantes das embaixadas de Barbados, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Peru e Venezuela.
Representantes do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), que também participaram da reunião, reconheceram a importância da iniciativa. A reunião foi considerada mais um passo na construção permanente e coletiva da proposta aprovada pela Unesco dentro do contexto latino-americano.
Texto: Ascom/Ibram