O Museu Casa Histórica de Alcântara/Ibram será palco, a partir da próxima quinta-feira (21), do V Festival de Música Barroca de Alcântara, que terá como tema Diálogos Musicais entre Oriente e Ocidente e homenageará a música “hispano-andaluza”.
O Festival vai até 27 de julho nas cidades maranhenses de Rosário, Bacabeira, Alcântara e São Luís. São concertos grátis, ações didáticas, conferências sobre música erudita e integração social com os melhores especialistas latino-americanos do gênero.
Seis grupos internacionalmente conhecidos fazem parte da programação. São eles: Yaquin Ensemble, The Boston Camerata, Duo Pandolfo, Ensemble Gaoshan Linshui e Encontro Oriente-Ocidente.
O evento pretende propagar uma mensagem de paz através das músicas antigas de várias partes do mundo (mas com um tronco comum) e tocadas por grupos vindos de países que estão hoje em conflito ou guerra entre eles. Para a organização, “será o Festival da inclusão e da harmonia, que deseja abrir-se e oferecer aos seus públicos acesso a novos horizontes musicais que reúnem homens e mulheres de todas as origens e não os mantém, lá como aqui, em guetos étnicos, sociais e também culturais”.
Toda a programação está disponível aqui.