Alcântara será sede de Encontro de Fotografia e Cinema

publicado: 27/03/2019 10h59,
última modificação: 01/04/2019 08h33

encontro de fotografia alcantaraNos dias 29, 30 e 31 de março, o município de Alcântara (MA) sediará o I Encontro Nacional de Educadorxs e Pesquisadorxs da Fotografia e Cinema. O evento irá promover o debate sobre as abordagens teórico-metodológicas do ensino contemporâneo em fotografia e cinema, assim como dos principais conceitos, noções e categorias que norteiam o pensamento e a prática de professores e artistas dessas linguagens.

Sob a temática “A fotografia e o cinema entre as escolas, as instituições de memória, os projetos socioculturais e a universidade: realidades e perspectivas”, o Encontro também pretende aferir ao certo o que está realmente sendo feito dentro de sala de aula e nos processos de ensino-aprendizagem. A programação inclui a realização de oficinas, palestras, grupos de trabalho, sessões de filmes e exposições fotográficas.

O evento ocorrerá em diversos locais da cidade de Alcântara. No Museu Casa Histórica de Alcântara (MCHA/Ibram) ocorrerá a Oficina ARTELab Imaginautas ministrada por GHustavo Távora, que será realizada em três encontros. Na sexta-feira pela manhã, GHustavo apresentará da Metodologia Imaginautas. Ele falará sobre a composição da imagem, dará dicas para uma fotografia criativa e comunicativa, além de mostrar ferramentas básicas das Câmeras dos Smartphones e de edição de fotográfica usando SNAPSEED.

Na sexta-feira à tarde, a oficina tratará sobre comunicação visual e diagramação criativa. Já no encontro de sábado de manhã, os participantes farão a produção do conteúdo de um blog e da produção da Mostra Coletiva de Artes ImaginautasNUPPI, que será apresentada no encerramento do Encontro.

Para participar da oficina, os interessados deverão fazer inscrição prévia pelo site do evento: https://www.doity.com.br/epfc