O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, recebeu no último dia 30 a visita de um grupo de crianças com entre 9 e 10 anos do 4º ano do ensino fundamental. Moradoras da comunidade do Borel, na Tijuca, e alunas do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, elas conheceram um museu pela primeira vez.
Para a historiadora e escritora Lili Rose, voluntária que promove atividades culturais nas escolas de comunidades pobres cariocas, a visita representou uma oportunidade fundamental para que as crianças pudessem experimentar, de modo consciente e direto, o contato com os bens históricos e artísticos.
“O acervo do MNBA é riquíssimo e eles ficam encantados com tudo que veem. Com isso, é desenvolvido neles um sentimento coletivo de auto-estima, vital para a tomada de posição da comunidade em relação a seu papel no presente e no futuro”, explica.
Responsável pela turma pelo terceiro ano consecutivo, a professora Elane Ronchini resume o significado do primeiro encontro dos alunos com o museu: “Já passamos por momentos difíceis na comunidade, como quando tínhamos de ficar presos na escola para não sermos atingidos em trocas de tiros. Estar com eles aqui no MNBA é uma forma de comemorar uma nova e feliz realidade”.