Ampla programação marca o mês de dezembro no Museu Histórico Nacional

publicado: 11/12/2013 09h45,
última modificação: 11/12/2013 11h55

O Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ), programou uma série de atividades para o mês de dezembro.

mesa_MHN
A exposição Isto é uma Mesa fica em cartaz até 31 de janeiro de 2014

No dia 12 (quinta), acontece a abertura da mostra Isto é uma mesa. Primeira exposição de uma série programada para ocupar o museu no ano que vem com design contemporâneo, a exposição reúne mesas de seis expoentes das novas gerações de designers e segue em cartaz até 31 de janeiro de 2014.

Com curadoria de Marcelo Vasconcellos e Zanini de Zanine, e realização de MeMo e  Olhares,  a exposição apresenta obras de  Leo Capote, Carol Gay, Alê Jordão, Katharina Welper e Oficina Ethos (Guilherme Saas e Rodrigo Calixto), designers que, apesar do uso de materiais e técnicas diversos, têm em comum a marca autoral.

Circulando cultura
O MHN também faz parte do Programa Circulando Cultura, que promove um passeio diferente no sábado (14). Quatro ônibus com ar condicionados irão transportar, gratuitamente, o público entre as seis instituições participantes do programa: Monumento aos Pracinhas, Forte de Copacabana, Forte do Leme, Museu de Arte do Rio, Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Histórico Nacional. Todas as entradas neste dia serão gratuitas e com programação especifica.

Para participar, os passageiros poderão embarcar e desembarcar em qualquer ponto do roteiro, que será sinalizado com placa do evento, visitando os pontos que desejarem por quanto tempo quiser.

A partir de 18 de dezembro, o MHN abre a exposição Japão: reino dos personagens. Promovida pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão, a mostra itinerante examina as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição do povo japonês por personagens, e tece caminhos acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo. O público pode conferir a exposição até o dia 12 de janeiro de 2014.

E para fechar o ano, o museu recebe a última edição do projeto Música no Museu 2013. O evento será no dia 27, às 12h30, com o Quarteto Sol de Violão. No repertório, Clássicos Brasileiros. Saiba mais sobre o Museu Histórico Nacional.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação MHN