AN sediou a primeira reunião de GT sobre patrimônio documental brasileiro

publicado: 01/03/2013 09h14,
última modificação: 27/09/2013 17h48

O Grupo de Trabalho responsável por desenvolver e gerenciar o plano de ação, fruto do acordo entre Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e Arquivo Nacional (AN/MJ), fez sua primeira reunião técnica no dia 28 de fevereiro. A reunião aconteceu na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Próxima reunião do GT está marcada para 14 de março

O acordo, assinado em dezembro de 2011, visa à preservação, valorização e divulgação do patrimônio documental arquivístico, bibliográfico e museológico do país.

Ele possibilitará o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que pretende modernizar 50% das bibliotecas públicas e museus até 2020.

Além dos técnicos designados em portaria para compor o Grupo de Trabalho, participaram da reunião o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, e a diretora do Centro de Referência e Difusão da FBN, Mônica Rizzo.

“Esta parceria é muito importante, pois irá unir os esforços para preservar e resgatar a memória de mais de 100 mil instituições do país”, disse o presidente do Ibram.

Durante a reunião, cada instituição apresentou seus projetos relacionados, principalmente, à digitalização de acervos. A próxima reunião do Grupo de Trabalho foi marcada para 14 de março. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Arquivo Nacional