Aniversário do Ibram leva dezenas de ciclistas às ruas de Brasília

publicado: 23/01/2012 16h28,
última modificação: 24/01/2012 17h36
O dia de sol na capital federal atraiu cerca de 200 ciclistas para o circuito de museus

Mais de 200 pessoas marcaram presença no domingo, 22 de janeiro, no 1º Circuito Ciclístico de Museus – realizado em comemoração aos três anos de criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

Famílias inteiras, pessoas de todas as idades e ciclistas do DF, além de servidores do Ibram, aproveitaram o dia de sol para conhecer alguns dos museus de Brasília sobre duas rodas.

Do Memorial dos Povos Indígenas e Memorial JK, o grupo seguiu pelo Eixo Monumental com paradas para visitas mediadas no Museu Nacional Honestino Guimarães, no Complexo Cultural da República, e museus do Itamaraty e Senado Federal. O percurso foi encerrado em frente ao Congresso Nacional, com direito a bolo de aniversário.

Famílias inteiras acompanharam o circuito até o Congresso Nacional

“Achei muito agradável, é um jeito diferente de conhecer e interagir com a cidade e também com os museus que ela oferece”, disse a pedagoga Juliana Arraes. “Isso ajuda a desmistificar tanto os museus como a prática de pedalar na cidade. São duas coisas enriquecedoras e acessíveis que mais pessoas precisam descobrir”.

A ONG Rodas da Paz, que apoiou a realização do passeio, considerou louvável a iniciativa de aliar cultura, mobilidade sustentável e lazer. “É importante que os museus brasileiros ofereçam condições de acessibilidade e segurança para quem deseja visitá-los de bicicleta, além de incentivos para isso”, explicou o presidente da organização, Uirá Lourenço.

A primeira visita mediada foi a exposição Hereros no Museu Nacional Honestino Guimarães

Para o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., o bom número de participantes demonstra que a ideia de conhecer museus de bicicleta tem grande apelo público. “Queremos incentivar isso em todo o país, por isso vamos buscar que os nossos museus tenham bicicletários e sejam integrados com a estrutura cicloviária das cidades”, concluiu. Veja mais fotos do 1º Circuito Ciclístico de Museus aqui.

Texto: Bruno Aragão (Ascom/Ibram)
Fotos: Ascom/Ibram