Luz na Cidade: aos 75 anos, Museu Nacional de Belas Artes ganha iluminação

publicado: 20/06/2012 11h43,
última modificação: 21/06/2012 17h11

Desde o dia 18 de junho, o festival de iluminação urbana Luz na Cidade transformou o centro histórico da capital do Rio de Janeiro. A primeira edição brasileira do festival traz 15 instalações e iluminações que podem ser vistas até o dia 29 de junho, entre a Praça Tiradentes e a Lapa, formando um percurso luminoso na região.

Luz na cidade: projeto de iluminação para o MNBA

Um dos prédios que receberá iluminação especial é o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). No local, a iluminação será integrada às festividades em comemoração aos 75 anos do museu e ficará em definitivo, realçando assim a fachada do prédio construído em 1908. O design de luz é assinado por Milton Giglio.

O projeto conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também vinculado ao MinC, e patrocínio da Eletrobrás. Ele faz parte do plano da Prefeitura Municipal de revitalizar o centro histórico do Rio, reforçando seu potencial de pólo de convivência e turismo.

Sustentabilidade
Além de embelezar uma área fundamental, o festival mostrará aos cariocas que a cidade pode ser bem iluminada com um custo bem mais baixo, graças ao uso da tecnologia.

O trabalho é realizado com produtos inovadores e eficientes, dentro do espírito de sustentabilidade da Rio+20, que continuará ocorrendo na capital do Rio ao mesmo tempo que a iniciativa Luz na Cidade. Para a execução do trabalho, as lâmpadas terão potência e consumo energético limitados, em respeito às normas em vigor e utilização de produtos reciclados. Leia mais.

Texto: Portal MinC
Edição: Ascom/Ibram