Após acordo de cooperação, primeira missão do Ibram chega ao Haiti

publicado: 18/05/2012 13h14,
última modificação: 22/05/2012 16h18

Desde o dia 14 de maio, uma equipe do Instituto Brasileiro de Museus está em Porto Príncipe, capital do Haiti, para dar continuidade ao acordo firmado em janeiro deste ano, que tem como objetivos principais a reconstrução do Museu de Arte Haitiana do Colégio de Saint-Pierre e a qualificação de profissionais de museus do Haiti.

No Haiti, Dia Internacional de Museus foi comemorado no Mupanah

A equipe participou da comemoração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) realizada pelo Museu do Panteão Nacional Haitiano (Mupanah) – instituição pública ligado ao ministério da Cultura local.

A reunião foi presidida pela diretora do museu, Michèle Frisch, e pelo Presidente do ICOM-Haiti, Harold Gaspard. O diretor de Processos Museais do Ibram, Cícero de Almeida, foi convidado a falar sobre a parceria entre os dois países no campo dos museus.

Etapas da cooperação
O Museu de Arte Haitiana será reformado a partir de projeto realizado em parceria com a equipe do Ibram. Apesar de ser uma instituição privada, tem grande importância cultural e simbólica no Haiti e foi bastante danificado no terremoto de janeiro de 2010.

O projeto prevê algumas missões. Esta primeira tem como objetivos avaliar o edifício e o acervo do museu para a produção do termo de referência e da convocatória para sua reforma. Também estão sendo realizadas reuniões com representantes dos setores culturais e de museus do Haiti para definir as atividades de capacitação a serem ministradas para profissionais de museus locais e que constituem o foco das missões seguintes no país.

Participam desta missão o diretor do Departamento de Processos Museais do Ibram, Cícero de Almeida, o diretor do Museu Regional de São João del-Rei, João Luiz Domingues Barbosa, a arquiteta Simone Kimura, o antropólogo Felipe Evangelista e o assessor internacional Diogo Frankilin de Carvalho.

Texto: Ascom/Ibram