O Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ), recebe neste sábado (10), das 9h30 às 17h30, uma maratona de edição – edit-a-thon – da maior enciclopédia colaborativa do mundo, a Wikipédia, com o tema Arte+Feminismo.
O objetivo é melhorar a cobertura de artigos que abordem questões de gênero, feminismo e arte e inclui capacitação e disponibilização de material de apoio e de referência nos temas trabalhados para novos editores.
Em um levantamento de 2011, a Wikimedia Foundation divulgou que menos de 10% de seus contribuidores se identificavam como mulheres.
A tímida participação feminina também acarreta uma menor representatividade de temas relacionados a mulheres na enciclopédia on-line mais popular do mundo.
Desde 2014, as maratonas de edição Arte+Feminismo têm acontecido ao redor do mundo em centenas de instituições na Europa e Estados Unidos, tendo criado e aprimorado mais de 11 mil artigos em várias línguas.
O edit-a-thon Arte+Feminismo no MHN é gratuito e aberto a pessoas de todas as identidades e expressões de gênero. As inscrições podem ser feitas online. Será oferecido coffee-break, cuidador de crianças e o estacionamento do museu – respeitando as vagas existentes.
O participante deve levar seu equipamento (laptop ou tablete). Caso ainda não seja cadastrado na Wikipédia, poderá realizar o primeiro acesso no próprio evento.
O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora S/N, Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3299.0324 ou endereço eletrônico faleconosco.mhn@antigo.museus.gov.br.
Texto e foto: MHN/Divulgação
Edição: Ascom/Ibram