Audiência pública no Senado discute criação do Dia Nacional do Museu

publicado: 17/05/2018 15h56,
última modificação: 11/06/2018 13h33

Participantes da audiência saudaram a iniciativa, que o presidente do Ibram afirmou ser de grande contribuição para a consolidação do órgão.

A instituição, em território brasileiro, do Dia Nacional do Museu foi tema de audiência pública realizada na Comissão de Educação do Senado Federal na última quarta-feira (16), em Brasília (DF).

Requerida pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), a sessão contou com a participação do diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda; da presidente do Conselho Federal de Museologia (Cofem), Rita de Cássia Mattos; e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo.

O diretor do Museu da Gente Sergipana e a presidente do Conselho Federal de Museologia (Cofem) apresentaram em suas falas o testemunho de uma recente experiência museológica bem-sucedida e um olhar histórico sobre o campo profissional museológico brasileiro, destacando os museus como importantes “motores do desenvolvimento”, “importantes instrumentos de inclusão social” e saudando a iniciativa de criação de um Dia Nacional do Museu.

O presidente do Ibram, Marcelo Araujo, apresentou panorama da Semana de Museus, realizada anualmente pelo órgão em celebração ao Dia Internacional de Museus, destacando em números sua importância para o aumento da visibilidade e valorização dos museus e da intensificação do relacionamento com suas respectivas comunidades.

“Essa grande iniciativa que foi a proposição de instituição do Dia Nacional do Museu certamente vai ser de grande contribuição para a consolidação da nossa instituição na sociedade brasileira”, registrou Araujo. O conteúdo integral da audiência pública está disponível online.