Aula magna inaugura primeiro doutorado em museologia da América Latina

publicado: 10/08/2011 15h28,
última modificação: 22/05/2012 14h58

O primeiro curso de doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina será instalado nesta segunda-feira, 15 de agosto, com aula magna que também marcará o início do semestre letivo. Ele faz parte do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PPMUS) e é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

O presidente do Ibram, Jose do Nascimento Junior, participará da cerimônia de lançamento. Para ele, a instalação do curso de doutorado é uma demonstração de que o campo da museologia está florescendo. “Os esforços feitos dentro da Política Nacional de Museus para incentivar o comprometimento das universidades com a museologia estão sendo positivos”, destaca. Em 2003, quando foram instituídas as bases da Política Nacional de Museus havia dois cursos de graduação na área. Atualmente, há, no País, 14 cursos de graduação, um de especialização, um de mestrado e agora este de doutorado em museologia.

A aula magna de inauguração do curso será no auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rua Gal Bruce, 586, Bairro Imperial de S. Cristovão), a partir das 14h. Em seguida, terá início a programação do Seminário de Pesquisa em comemoração ao 5º aniversário do PPG-PPMUS.