Aves são tema de festival no Forte Defensor Perpétuo de Paraty em setembro

publicado: 29/08/2013 10h18,
última modificação: 23/09/2013 11h44

O Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty/Ibram sedia, de 6 a 8 de setembro, o Festival Aves de Paraty. O evento, organizado em parceria com a Associação Cairuçu e com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, conjuga educação ambiental, pesquisa científica e turismo de observação de aves.

O Ferro velho é uma espécie típica do litoral sul brasileiro

Prática comum na Europa e nos EUA, o chamado “birdwatching” (observação de pássaros) vai ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

A região da Costa Verde fluminense, com suas mais de 400 espécies catalogadas, é uma região com grande potencial para a prática do birdwatching.

Para a realização do festival, foram recuperadas as antigas trilhas no alto do Morro da Vila Velha, que integram o roteiro de observação das aves e agora estão prontas para receber grupos de estudantes e turistas.

Programação
No dia 6, será lançado o Guia Aves de Paraty, com um café da manhã típico da região, na abertura do festival. O guia, resultado de parceria entre a Associação Cairuçu, a Secretaria de Turismo de Paraty e a Eletronuclear, pretende ser uma importante ferramenta de promoção do turismo de observação de aves.

Também no dia 6, especialistas, empresários e órgãos ambientais discutem o turismo de observação de aves no mundo e no Brasil, com participação do fundador da Avistar Brasil, Guto Carvalho; do consultor de ecoturismo Roberto Mourão e da bióloga Tietta Pivatto. Atividades, oficinas e palestras dirigidas às crianças e aos jovens completam a programação. Uma exposição de fotos fica  aberta ao público no museu até o fim do mês.

O Forte localiza-se no Centro Histórico deParaty. Outras informações pelo telefone (24) 3373.1038 ou pelo endereço eletrônico mdfdpp@antigo.museus.gov.br.

Texto e foto: Divulgação Forte Defensor Perpétuo