Começa seminário-oficina sobre patrimônio museológico em situação de risco

publicado: 17/10/2011 12h09,
última modificação: 24/10/2011 10h36

Entre os dias 17 e 21 de outubro, acontece em Brasília (DF), o primeiro Seminário-Oficina sobre Gestão de Riscos ao Patrimônio Museológico. O seminário responde ao objetivo de desenvolver ações de prevenção e recuperação no caso de desastres e emergências acometerem o patrimônio museológico. Acompanhe ao vivo as palestras durante todas as manhãs do encontro.

O seminário é resultado de uma ação conjunta do Programa Ibermuseus com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), e conta com o patrocínio da Fundação Getty.

O Seminário-Oficina trabalhará na cooperação regional e na busca de ações articuladas na proteção e gestão do patrimônio dos governos da região. Ele ajudará ainda na estruturação dessas ações ao fornecer recursos técnicos, conhecimento, experiências e também participação de esforços conjuntos.

As palestras, que acontecerão no Auditório do Ibram/MinC, abordarão aspectos teóricos, mas também darão exemplos ilustrativos vinculados ao diagnóstico e análise de riscos, às ações preventivas, às ações objetivas no momento do desastre e às ações de resgate e de recuperação.

Serão realizadas ainda oficinas que irão permitir a identificação de riscos específicos da América Latina, assim como a criação de planos de emergência e a procura de ações conjuntas na própria região. A programação completa está disponível aqui.

O Programa Ibermuseus é uma iniciativa intergovernamental de cooperação cultural vinculada à SEGIB (Secretaria-Geral Ibero-Americana). Para mais informações, acompanhe o Twitter e a página web em português do Programa Ibermuseus.

Fonte: Divulgação/Ibermuseus

Matéria relacionada
Seminário-oficina Ibermuseus teve início em Brasília (DF)