Campina Grande sedia Conexões Ibram na Paraíba até sexta-feira (7)

publicado: 05/12/2012 16h32,
última modificação: 06/12/2012 09h07

O último encontro de 2012 do projeto Conexões Ibram começou hoje (5), em Campina Grande – segunda maior cidade da Paraíba (PB). O evento acontece no MAC Assis Chateubriand até sexta (7).

Na abertura, Angelo Rafael de Farias, diretor do museu, lembrou que a intenção do projeto é discutir as “ações, estratégias para os museus brasileiros em sua 17ª edição este ano”.

Silvia Cunha Lima (foto), assessora técnica representando o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, falou sobre os projetos de novos museus na Paraíba, como o MAC, que sedia o encontro, Museu da Cultura Popular, em construção em Campina Grande, com projeto de Oscar Niemeyer, e o museu da Cidade de João Pessoa, que também está em andamento.

Rangel Junior, pro-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que administra o MAC, “o museu tem um papel fundamental para a educação. Não é só lugar da guarda de objetos mas também um espaço de presença do público”.

Cooperação
Fo assinado o termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a secretaria de estado da Cultura da Paraíba, com fins a ampliar políticas para o setor.

Francisco Cesar, secretário de estado da Cultura, afirmou a relevância do projeto como forma de autocrítica do setor e de continuidade para a política local. “Temos museus e acervos, mas ainda estamos aquém da construção de um sistema conectado. O museu é essencial para o povo se reconhecer no território, na história. Temos que fortalecer essas bases”, disse o secretário.

Cassia Bandeira de Melo, representando o presidente do Ibram, lembrou que o Conexões Ibram se propõe a apresentar as diversas temáticas pelas quais o instituto transita. “Queremos promover uma ação mais integrada. por isso a importância do termo de cooperação para actuamos para ações futuras”, aposta. Acompanhe mais no blogue Conexões Ibram.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Museu Assis Chateaubriand