Programa e Cartilha de Gestão de Riscos recebem versão em espanhol

publicado: 27/09/2017 12h41,
última modificação: 28/09/2017 14h43

Uma parceria entre o Ibram e o Programa Ibermuseus permitiu a atualização e tradução do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro e da Cartilha de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro.

Os documentos, publicados originalmente pelo Ibram em 2013, são ferramentas estratégicas para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural que resguardam os museus brasileiros.

“A publicação Gestão de Riscos tem como objetivo conscientizar os museus da necessidade de conhecer suas vulnerabilidades, possibilitando prevenir e mitigar possíveis riscos que possam afetar a pessoas, coleções e edificações”, explica Renata Bittencourt, diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram. “Com a publicação da edição bilíngue, em colaboração com Ibermuseus, o Ibram espera contribuir para que esses valores se disseminem amplamente, agora também pelos países da Ibero-América.”

A política do Ibram para a preservação do patrimônio serve de modelo para muitas outras experiências na Ibero-América. Os membros da Mesa Técnica de Patrimônio Museológico em Situação de Risco do Ibermuseus consideram que qualquer museu, independentemente de sua localização, tamanho, tipo ou disciplina, poderá utilizar as informações disponibilizadas pelo Ibram em benefício de sua gestão institucional.

“Para o Programa Ibermuseus, promover a proteção e salvaguarda do patrimônio museológico e garantir a proteção das coleções museais ibero-americanas, mais que um compromisso, é uma prioridade”, afirma Magdalena Zavala, presidente do Ibermuseus.

Os documentos, separado em suas versões Programa em português, Cartilha em português e Programa em espanhol e Cartilha em espanhol estão disponíveis para download nos sites do Ibermuseus e do Ibram. Faça a consulta e boa leitura!