Casa da Hera reabre ao público na próxima quarta (9)

publicado: 07/03/2016 15h04,
última modificação: 07/03/2016 15h04

Museu Casa da Hera (RJ)

Fechada desde julho de 2014 para a realização de obras de requalificação, a Casa da Hera, em Vassouras (RJ), prédio principal do Museu Casa da Hera, reabre ao público na próxima quarta-feira (9).

Vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o museu passava por um conjunto de intervenções físicas desde novembro de 2013, que incluíram restauro do telhado e a adequação e modernização de sua estrutura elétrica e hidráulica.

Desde então, o museu funcionava de forma parcial oferecendo programação ao público na área externa da Chácara da Hera, onde a Casa da Hera está situada, que conta com 33 mil m² de área verde. As obras foram concluídas em fevereiro passado.

Erguida na primeira metade do século XIX na histórica cidade de Vassouras, no Vale do Café fluminense, a Casa da Hera foi residência da família de Joaquim José e Ana Esméria Teixeira Leite.

A casa, tombada em 1952 como patrimônio histórico nacional, é considerada o melhor exemplo de habitação urbana de uma família rica durante o apogeu das plantações de café no vale do Paraíba do Sul. É a única residência da região que mantém, desde a época, o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior.

A Casa da Hera ganhou notoriedade ainda maior graças a sua última proprietária, a filha de Joaquim e Ana Esméria, Eufrásia Teixeira Leite. Independente e liberal, era considerada uma mulher à frente de seu tempo.

Com novo circuito de visitação – que manterá o nível de informação sobre a história do Vale do Café Fluminense, da Casa e da Chácara, além de sua mais ilustre moradora – a Casa da Hera estará aberta ao público de terça a sexta-feira das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. A Chácara funciona também às segundas, das 10h às 17h.