Casa de Portinari exibe versão digital da obra Tiradentes

publicado: 19/04/2011 11h07,
última modificação: 19/04/2011 11h07

Para homenagear um dos mais importantes heróis brasileiros, mostra traz ao público reprodução do painel pintado por Portinari em 1948 e os estudos feitos para sua execução; original tem quase 20m de comprimento e pertence ao acervo do Memorial do Imigrante, em SP

De 19 a 24 de abril, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, apresenta digitalmente em Brodowski o painel Tiradentes, pintado por Candido Portinari em 1948 e pertencente ao acervo do Memorial da América Latina, em São Paulo. A mostra, além de apresentar ao público do interior um pouco mais do legado do artista, consiste numa homenagem a um dos heróis nacionais da Inconfidência Mineira, morto no dia 21 de abril de 1792.

Entre os opcionais da exposição digital, estão mais de 20 estudos e desenhos feitos para compor o painel. Prática costumeira do pintor brodowskiano, principalmente para realizar grandes pinturas como essa, de 17,70m x 3,09m, os esboços permitem ao público observar o processo criativo e o trabalho de Portinari para finalizar a obra.

O painel foi pintado a têmpera e é composto por três telas de 309cm x 589cm, justapostas e unidas. Comprado pelo Governo do Estado em 1975, permaneceu no Salão Nobre do Palácio dos Bandeirantes até 1989, quando foi transferido para o Memorial, em sua inauguração.

A obra é considerada uma das mais importantes do pintor e foi premiada com a Medalha de Ouro da Paz no 2º Congresso Mundial dos Partidários da Paz em 1950, em Varsóvia, Polônia.

Serviço:

Tiradentes na Obra de Portinari

Período: de 19 a 24/4/2011

Local: Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, s/n° – Centro – Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita