Casa dos Ottoni faz homenagem às congadas em Minas Gerais

publicado: 29/06/2015 12h32,
última modificação: 30/06/2015 11h36

O Museu Regional Casa dos Ottoni (MCRO/Ibram), que fica na cidade do Serro (MG), inaugura na terça-feira (30) a exposição Congada – Canto de Fé & Liberdade, que retrata o universo das congadas de Goiânia, Catalão e Serro.

A coletânea de 45 imagens foram registradas pelo fotógrafo, folclorista e jornalista Sidney Dutra que escolheu seus cliques favoritos para revelar os encantos dos grupos de congo de duas cidades goianas e uma mineira. A mostra ficará em cartaz até o dia 2 de agosto.

Congada_Casa dos Ottoni
Registro do fotógrafo Sidney Dutra que estará em exposição no MCRO

Sidney Dutra fez seu primeiro contato com a congada no fim da década de noventa em Itaú de Minas (MG). Em 2000, começou a registrar a congada da Vila João Vaz, bairro de sua cidade natal, Goiânia. Sete anos depois fotografou pela primeira vez a congada de Catalão (GO).

De foto em foto a paixão pelo colorido e batido das caixas provocou ainda mais sua curiosidade e, em 2012, esteve pela primeira vez na Festa de Nossa Senhora o Rosário dos Homens Pretos do Serro que acontece no primeiro domingo de julho em Serro (MG).

A mostra revela o colorido e a diversidade desta festa que surgiu no Brasil Colônia e viajou para o coração do Brasil. A mais antiga das festas retratadas é a do Serro (MG) que surgiu em 1728, seguida de Catalão, em 1876, e a de Goiânia, em 1969.

O visitante vai poder conferir as semelhanças e diferenças da festa nas três localidades. A congada é criação do negro escravizado que surgiu em solo mineiro e chegou até a capital de Goiás.

O fotógrafo é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e registra em fotos a festa de Folia de Reis e Congada desde o fim da década de noventa.

Texto: Divulgação
Foto: Sidney Dutra / divulgação MCRO