Prestes a completar cinco meses de criação, o Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia (Cenedom), responsável pela política de formação e desenvolvimento de coleções bibliográficas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), consolida seu serviço de intercâmbio com outras instituições para a incorporação de novas publicações a seu acervo.
Uma mostra disso aconteceu na semana passada, quando o Cenedom recebeu do Museu Paraense Emilio Goeldi um lote de edições do Boletim do Museu de Ciências Humanas. A publicação, uma das mais antigas do Brasil ainda em circulação, teve sua primeira edição em 1894 e divulga trabalhos nas áreas de Linguística, Antropologia, Arqueologia e disciplinas relacionadas.
Outro resultado da política de intercâmbio desenvolvida pelo Cenedom foi o recebimento de publicações da série MAMT Pedagógic, do Museu d’Art Modern de Tarragona, na Espanha. Publicada desde 1991, a série divulga as coleções do museu espanhol sob múltiplos enfoques.
Os exemplares das publicações citadas já estão disponíveis no Cenedom para consulta e empréstimo. O Centro funciona na sede do Ibram em Brasília (SBN Qd. 2, Lote 8, Bloco N, Edifício CNC III, 1° Subsolo), das 13h às 18, nas segundas-feiras, e das 10h às 18h, de terça a sexta-feira. Informações pelo e-mail cenedom@antigo.museus.gov.br ou pelos telefones (61) 2024-4312/4317/4311.