Cerimônia marca doação de imóvel ao Museu Victor Meirelles em SC

publicado: 15/08/2014 16h07,
última modificação: 15/08/2014 16h10

A partir de segunda-feira (18), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) contará com um novo espaço para realizar a ampliação do Museu Victor Meirelles, localizado em Florianópolis (SC). O imóvel será doado pelo estado de Santa Catarina e dará prosseguimento à execução do Projeto de Reabilitação, Revitalização e Ampliação do museu.

Anexo vai ampliar os espaços do museu federal em Santa Catarina

O projeto viabilizará não só o acréscimo de novas áreas do edifício adjacente, integrando os dois prédios em uma só unidade museológica, mas também a expansão dos serviços do museu à comunidade, permitindo uma melhor acessibilidade à casa histórica, e a ampliação de atividades educativas e culturais.

O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, participará da cerimônia de recebimento do imóvel doado, que será realizada às 17h, no Museu Victor Meirelles.

Na mesma ocasião também acontece a abertura da exposição O Fascínio da Itália: Victor Meirelles, Zeferino da Costa e Henrique Bernadelli – Acervos em Conexões, com obras pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que fica no Rio de Janeiro (RJ).

A data, 18 de agosto, celebra o nascimento de Victor Meirelles, em 1832, na então cidade do Desterro (hoje, Florianópolis), de onde o artista saiu ainda moço para iniciar seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes.

Exposição
A exposição O Fascínio da Itália revela um pouco do exercício plástico contido nos desenhos acadêmicos realizados pelos artistas Victor Meirelles, de 1853 a 1857, Zeferino da Costa, de 1869 a 1877, e Henrique Bernardelli, de 1884 a 1891, em seus períodos de formação e aprendizado durante o seus pensionatos na Itália.

As obras expostas representam os estudos de formação, conhecidos como estudos de artista e estudos de academia, que denotam os métodos de aprendizagem utilizados nos séculos XIX e XX. São desenhos preparatórios da anatomia masculina e feminina e suas figuras, de trajes, de tipos populares, com a intenção principal de treinamento prático e também de aprimoramento da técnica para as complexas pinturas e futuras composições.

Texto: Divulgação Museu Victor Meirelles
Foto: Banco de imagens Ascom
Edição: Ascom/Ibram

Matéria relacionada