Chapéus ganham exposição no Museu Imperial em Petrópolis (RJ)

publicado: 16/10/2014 17h41,
última modificação: 17/10/2014 08h56

A sala de exposição temporária do Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), inaugurou neste mês a exposição O Chapéu – Nas coleções do Museu Imperial, que fica em cartaz até o mês de dezembro. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 11h às 18h.

Público pode visitar a nova exposição até dezembro de 2014
Público pode visitar a nova exposição até dezembro de 2014

Os 20 chapéus em exposição, que fazem parte dos acervos da Museologia, Arquivo Histórico e Biblioteca do museu, estão agrupados em dois núcleos: os de uso militar e de uso civil.

Quatro chapeleiras (mobiliário para chapéus) também estão na mostra, junto com fotografias, quadros a óleo originais e reproduções, anúncios de lojas do século XIX e trechos da literatura que mostram a importância social do chapéu.

“É uma ‘viagem’ visual que aproxima acervo histórico e artístico à vida de cada ‘passageiro’, transformando o visitante em agente ativo da História: afinal, quem nunca usou um chapéu?”, questiona o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.

Segundo o setor de Museologia do Museu Imperial, duas peças do século XIX possuem destaque nesta exposição: o quepe de Marechal, que pertenceu a Gastão de Orleans, o Conde D’Eu (1842-1922); e o chapéu armado bicorne, peça mais antiga da exposição, usado em eventos de pequena gala e que pertenceu a Dom João VI (1767-1826). Saiba mais.

Cláudio de Souza
No dia 20 de outubro (segunda-feira) comemora-se o aniversário de 138 anos de Cláudio de Souza (1876-1954), escritor e teatrólogo que deu nome à unidade do Museu Imperial localizada na Praça da Liberdade em Petrópolis.

Espetáculo é voltado para estudantes de Petrópolis
Espetáculo é voltado para estudantes de Petrópolis

Nos dias 20 e 22 de outubro, às 14h30, a casa recebe o projeto educativo Era uma vez… Cláudio de Souza, promovido pelo Segmento de Museus do Conselho Municipal de Cultura e Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. O evento, que integra o Projeto Museu Vivo, é gratuito e aberto para escolas municipais que estiverem agendadas.

O espetáculo, com direção de Laell Rocha, conta de forma lúdica a vida e obra de um dos escritores brasileiros mais importantes da primeira metade do século XX. “A premissa é fazer com que crianças e adultos conheçam as aventuras da fascinante vida deste grande escritor e médico”, afirma Rocha.

Escolas interessadas podem fazer o agendamento prévio através do endereço eletrônico mimp.casaclaudiodesouza@antigo.museus.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2231-5156/4722 ou pelo endereço eletrônico mimp.casaclaudiodesouza@antigo.museus.gov.br. Conheça mais sobre a Casa de Cláudio de Souza.

Texto e fotos: Divulgação Museu Imperial
Edição: Ascom/Ibram