No período de 5 a 7 de agosto, o Museu da Inconfidência recebe o Cineclube Bate-Papo: "Encontro de Críticos para um Debate sobre Cinema”. O evento pretende reunir o público frequentador da sala de projeções da instituição, jornalistas e nomes representativos da crítica cinematográfica para uma conversa descontraída sobre o tema. Cinema clássico e contemporâneo serão assuntos da primeira edição do seminário. Em pauta, películas e diretores que mudaram a história da produção de filmes e os velhos caminhos adotados pelos novos profissionais.
Na quinta-feira(05), o público confere a mostra especial Monty Python, com os filmes “O Sentido da Vida”, às 15h, e “A Vida de Bryan”, às 19h. O grupo, reconhecido por seu humor ácido, é formado pelos criadores e intérpretes da série cômica Monty Pythons Flying Circus, programa de televisão britânico exibido pela primeira vez em 1969. Logo o fênomeno Python se desdobraria por shows, filmes, programas de rádio, livros e até mesmo jogos de computador. Sua influência na comédia chegou a ser comparada ao impacto causado na música pelos Beatles.
Na sexta-feira (06), às 19h, terá início o debate “Cinema contemporâneo: novos diretores, velhos caminhos”, que contará com a participação da jornalista cultural Mariana Mól, do crítico de cinema e redator do site Cinema em cena, Pablo Villaça, e do co-fundador do site Filmow.com, Wanderson Niquini. Cinema e Internet, a revolução do You Tube, o boom das produções nacionais e a diversificação do Oscar serão alguns dos tópicos analisados pela mesa.
O ciclo de debates se encerra no sábado (07) com a participação dos colaboradores do site Filmes Polvo.com.br: o jornalista cultural do jornal O Tempo, Marcelo Miranda, e o professor de cinema Nísio Teixeira. “Por que ver os clássicos? Filmes e diretores que mudaram a história do cinema” será a temática geral do encontro, que pretende levantar questões como a volta dos musicais, elementos que caracterizam um cult-movie, o cinema clássico e a revolução do DVD e a redescoberta do “clássico” em meio ao “cinema pipoca”.
Cineclube Museu da Inconfidência
Inaugurado em agosto de 2009, o Cineclube Museu da Inconfidência tem patrocínio da Caixa Econômica Federal. Seu propósito é oferecer programação de alto nível e formar um público em condições de apreciar a produção cinematográfica nacional e internacional de qualidade. As sessões, que são gratuitas, contam sempre com um explicador e coordenador de debates.
O Cineclube Museu da Inconfidência fica na rua Vereador Antônio Pereira, n°33, centro, Ouro Preto-MG. O evento é gratuito e, para participar, não é preciso se inscrever.
Informações para a imprensa: (31) 3551-4977 / 6023 e www.cineclubemuseu.wordpress.com