Códices do Senado da Câmara de Alcântara foram entregues ao MCHA

publicado: 04/07/2012 10h02,
última modificação: 04/07/2012 10h02

No dia 28 de junho, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) devolveu ao município os Códices do Senado da Câmara de Alcântara (MA).

Em pesquisas realizadas pelo historiador Daniel Caíres, os exemplares foram redescobertos em meio a outros documentos sob a guarda do instituto, que manifestou interesse em devolvê-los ao município de Alcântara – ficando agora sob a salvaguarda do Museu Casa Histórica de Alcântara (MCHA) – vinculado ao Ibram. Os volumes foram encaminhados ao Arquivo Público do Estado para uma avaliação e restauro.

Os três livros manuscritos, datados do século XVIII e XIX, foram encontrados pela primeira vez na cidade de Viana (MA) pelo historiador Antônio Lopes, ainda na década de 1930, que após realizar vasta pesquisa, que culminou na produção do livro Alcântara – Subsídios para História da Cidade, fez a doação dos manuscritos ao IHGM.

Na solenidade de entrega, realizada no MCHA, estiveram presentes a presidente do IHGM, Telma Bonifácio, e demais associados, o representante do Centro de Lançamento de Alcântara, Tenente Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Eliomar, a diretora do MCHA, Karina Waleska, convidados e funcionários.

Texto e fotos: Divulgação MCHA