Colômbia sedia VII Encontro Ibero-Americano de Museus

publicado: 25/10/2013 09h48,
última modificação: 25/10/2013 09h49

Acontece na próxima semana, de 28 a 30 de outubro, em Barranquilla, na Colômbia, o VII Encontro Ibero-Americano de Museus. O encontro, que terá como tema Memória e Mudança Social, vai reunir os representantes dos órgãos responsáveis pelo setor de museus nos países da Ibero-América e terá como objetivo debater sobre o contexto do setor na região e alinhar e discutir políticas públicas de forma conjunta.

A programação encontro inclui debates e conferências em três eixos centrais: vida cultural, museus e desenvolvimento local; memória, identidade e mudança social; e conhecimento, cultura e educação. O objetivo é fortalecer as políticas de valorização da memória e do desenvolvimento social. Confira o que vai acontecer (em castelhano).

7Encontro_Ibero_MuseusParticipam das atividades especialistas de países de 23 nações, incluindo o Brasil. O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, que é também o atual presidente do Programa Ibermuseus, tem presença confirmada.

Para o presidente, a discussão sobre gestão e comunicação no setor de museus ganha “urgência máxima” num cenário em que os museus demonstram protagonismo na cena cultural, motivando novas políticas públicas. “Daí a grande expectativa que cerca o VII Encontro Ibero-Americano de Museus e a Reunião do Comitê Ibermuseus, no sentido de trocar experiências e consolidar os novos programas”, explica.

O Encontro Ibero-Americano de Museus é uma iniciativa do Programa Ibermuseus, que nessa ocasião é organizado junto ao Ministério da Cultura da Colômbia, Museu Nacional e Programa de Fortalecimento de Museus, a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), em associação com a Secretaria da Cultura de Barranquilla, o Parque Cultural do Caribe, a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Agência Presidencial para a Cooperação da Colômbia (APC) e a Marca País Colômbia.

Comitê Intergovernamental
Na sequência do VII Encontro Ibero-Americano de Museus acontece, também em Barranquilla, a Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. O encontro, que também contará com a presença do presidente do Ibram, será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro e definirá as linhas de atuação do comitê para o ano de 2014. Saiba mais sobre o Programa Ibermuseus.

Texto: Divulgação Programa Ibermuseus