Com apoio do Ibram, ONG lança livro sobre memórias do movimento indígena

publicado: 13/04/2015 15h30,
última modificação: 14/04/2015 11h45

Capa da nova publicação da Thydewa: apoio do Ibram
Capa da nova publicação da Thydêwá: apoio do Ibram

Com suporte do Prêmio Ibram Memórias Brasileiras, a organização Thydêwá Memória Indígena lança este mês o livro Memórias do Movimento Indígena do Nordeste, no qual 16 indígenas compartilham suas ideias e opiniões sobre o tema. A edição digital já está disponível online para download gratuito.

“Este livro é um registro histórico que deixa na memória das futuras gerações a nossa forma de viver e as transformações pelas quais passamos, em sua grande parte, sem nosso consentimento. Por meio dele o povo poderá refletir e não deixar que o lado escuro da história se repita”, afirmou Alexsandro Potiguara, um dos autores do livro.

O livro é o 23° título da coleção, Índios na Visão dos índios, concebida pela ONG Thydêwá, que vem trabalhando desde 2001 com o emponderamento dos indígenas e promovendo o fortalecimento de suas vozes e expressões.

A publicação conta com a colaboração de indígenas Pankararu, Potiguara, Pataxó, Fulni-ô, Kariri-Xocó, Tupinambá, Quixelò, Pataxó Hãhãhãe, Kanindé, Karapoto Plaki-ô, Payayá e Xokó, que partilham através de escritos, fotografias e desenhos suas memórias, sentimentos e visões.

O livro ainda conta com fragmentos de um trabalho cartográfico protagonizado por indígenas de oito comunidades do Nordeste que mantêm Pontos de Cultura Indígena dentro de seus territórios.

Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Divulgação/Thydêwa