Começa Seminário Internacional 90 anos do Museu Histórico Nacional

publicado: 01/10/2012 14h23,
última modificação: 01/10/2012 17h27

Começou nesta segunda-feira, 1º de outubro, no Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), o Seminário Internacional 90 anos do Museu Histórico Nacional em debate (1922-2012). O encontro vai até quarta-feira (3) com uma programação extensa no Rio de Janeiro.

Anualmente o MHN, com o apoio do Ibram e parcerias com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando temas das áreas das ciências humanas e sociais.

Em 2012, em comemoração aos seus 90 anos de existência, o MHN dedica o seminário à reflexão e ao debate sobre sua trajetória de nove décadas, período em que se tornou referência em diversas áreas do campo museal, com destaque para o ensino da museologia.

Criado em 1932, o Curso de Museus do MHN deu origem à atual Escola de Museologia da UNIRIO, primeira instituição de ensino superior em museologia na América Latina e, este ano, parceira do MHN na realização deste seminário, quando comemora 80 anos de formação de museólogos.

O MHN foi ainda pioneiro na política de preservação do patrimônio nacional com a Inspetoria de Monumentos Nacionais, que funcionou entre 1934 e 1937.

Confira a programação do evento na página do MHN.