Publicada nesta sexta-feira (24), portaria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), que designa os novos membros do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
O SBM é uma rede organizada e constituída por meio de adesão voluntária de museus e outras entidade vinculadas e visa à coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus brasileiros. O sistema colabora com o desenvolvimento, a implementação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC) e do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).
O Comitê Gestor é responsável por propor diretrizes e ações, apoiar e acompanhar o desenvolvimento do setor museológico brasileiro, e aprovar a inclusão no sistema de participantes que não sejam museus.
Sendo formado por 24 membros, indicados para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, o sistema inclui representantes de ministérios, autarquias federais, sistemas de museus, organizações da sociedade civil e universitárias ligadas ao setor, entidades representantes de museus privados e comunitários. Confira os novos membros do Comitê Gestor do SBM.
Histórico
Criado em 2004 por decreto presidencial, o SBM teve seus primeiro comitê gestor nomeado em 2005 e o segundo em 2007. Na época, a política pública para os museus brasileiros estava integrada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan/MinC).
Com a criação do Ibram em 2009, o SBM tornou-se parte integrante da estrutura do instituto, garantindo a autonomia necessária para a condução da Política Nacional de Museus (PNM). No total, foram realizadas cinco reuniões com os representantes desde sua criação.
Texto: Ascom/Ibram