Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus se reúne no Chile

publicado: 05/11/2015 08h18,
última modificação: 05/11/2015 08h18

A cidade de Santiago do Chile recebeu, de 28 a 30 de outubro de 2015, a IX Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. Na ocasião, foram apresentados e aprovados o informe de atividades 2015, o desenvolvimento das linhas de ação do Programa, sua execução financeira, e o Plano Operacional Anual para 2016. Além disso, foi votado e anunciado que o México ocupará a presidência do Programa no próximo mandato de três anos; dentre outros assuntos.

Estiveram presentes no encontro representantes de oito dos 12 países membros do Programa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai); organismos parceiros do Programa, como a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib); e a Unidade Técnica do Programa.

Além dos temas propostos, o encontro abordou as melhores práticas para o fomento e a articulação de políticas públicas da área de museus e da museologia, além de reforçar a relação entre os distintos países que compõe a Rede Ibero-Americana de Museus.