Comunidade do Horto convida para inauguração de museu

publicado: 27/10/2010 17h04,
última modificação: 05/04/2011 17h06

Moradores e amigos do Horto Florestal, no Rio de Janeiro, inauguram no dia 7 de novembro o Museu do Horto. A programação vai das 12h às 18h30, com caminhada pela ruína da Senzala, exposição de artesanato do Projeto Ateliê de Costura do Horto, Quiosque da Memória, brincadeiras para crianças, roda de samba, apresentação da banda de rap Badalo Consciente e feijoada.

O museu comunitário apresenta os patrimônios materiais e imateriais do Horto por meio de percursos históricos, nos quais o território, os moradores e os lugares de memória se configuram como acervo.

A região, cercada por parques ambientais,  tem  cerca de 600 famílias de baixa renda, formada, em sua maior parte, por idosos. Mas no séc. XV foi habitada por trabalhadores de engenhos de cana-de-açúcar e ainda possui monumentos e vestígios de senzalas e quilombos.

O Museu do Horto é  iniciativa da Associação de Moradores e Amigos do Horto (AMAHOR) e ponto de memória parceiro do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

O evento será no Clube Caxinguelê, no Horto Florestal. Mais informações no contato@museudohorto.org.br / www.museudohorto.org.br