Comunidade homenageia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Paraty

publicado: 19/11/2010 16h43,
última modificação: 05/04/2011 16h45

Mantendo uma tradição que remonta ao século XVIII, a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realiza a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Paraty (RJ). Até domingo, 21/11, uma pequena procissão sairá às 19h da casa dos festeiros  empunhando bandeiras e estandartes com imagens do Santo e da Virgem, rumo à Igreja do Rosário, no Centro Histórico da cidade. No trajeto, os fiéis buscam a imagem do Santo, guardada na casa de um devoto, e são acompanhados pela Banda Santa Cecília e folia. O ritual começou no dia 12 de novembro. No encerramento do evento, no dia 21, o Rei e a Rainha da festa serão coroados.

As peças que integram essa festa (incluindo as utilizadas na coroação), dos séculos XVIII e XIX, pertencem à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e são parte do acervo do Museu de Arte Sacra, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Confeccionadas em prata repuxada, as peças são emblemáticas na comunidade, e todo ano são utilizadas nesses festejos e procissões, sendo exibidas em altar próprio na Casa do Festeiro.

Ana Lúcia Cananéa, que neste ano organiza a festa com as filhas Ana Carolina e Olívia, comenta a grande alegria que é ser uma “festeira”: “Dá muito trabalho, mas é uma alegria sem tamanho. E neste ano a festa está de roupa nova”, diz, referindo-se às bandeiras e estandartes pintados a mão pelo artista mineiro Walter Paiva.

Histórico da festa
Os reis e rainhas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito possuíam grande prestígio durante o ano de seu reinado, nas comemorações realizadas nos séculos XVIII, XIX e XX. Constam dos livros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Paraty seus nomes e identificações. Em Paraty, a festa agregava os negros da zona urbana e zona rural.