Conexões Ibram em Pernambuco acontece de 12 a 15 de junho no Recife

publicado: 08/06/2012 12h29,
última modificação: 08/06/2012 12h32

Entre 12 e 15 de junho, o projeto Conexões Ibram chega a Pernambuco para pactuar políticas e apresentar instrumentos de gestão para a área de museus. O encontro terá lugar na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife.

Na abertura, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr, e o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa, assinam Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de integrar recursos e estimular o desenvolvimento de ações conjuntas no setor museal em PE nos próximos cinco anos.

Durante as tardes dos dias 12 e 13 serão oferecidas oficinas para profissionais e estudantes da área de museus no estado: Gestão e Inovação de Equipamentos Culturais, Plano Museológico, Educação Patrimonial, e Introdução à Documentação Museológica.

Até o dia 14, técnicos do Ibram apresentam as diversas linhas da política pública para museus em andamento, como o Sistema de Redes de Informação Museal (iMuseus), o Plano Nacional Setorial de Museus e o Estatuto de Museus, o Programa Pontos de Memória e estratégias de fomento e financiamento para o setor. Como Recife será uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo 2014, também será apresentado o projeto de legado cultural para os museus.

O dia 15 de junho será dedicado ao Fórum Estadual de Museus de Pernambuco. Pernambuco será o sétimo estado brasileiro a participar do projeto Conexões Ibram. Veja aqui a programação completa.

Texto: Ascom/Ibram