Conexões Ibram na Bahia: assinatura de termo de cooperação marca abertura

publicado: 21/03/2012 13h08,
última modificação: 26/03/2012 12h20

Mesa de abertura do projeto Conexões Ibram na BahiaMuseu de Arte da Bahia sediou, neste dia 21 de março, o lançamento do Projeto Conexões Ibram.

Na solenidade de abertura, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, e o Secretário de Cultura da Bahia, Antonio Albino Canelas Rubim, assinaram Termo de Cooperação que tem como objeto a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal na Bahia.

A mesa de abertura contou ainda com as presenças do Coordenador de Promoção e Eventos da Secretaria Estadual de Assuntos para a Copa do Mundo (Secopa), Márcio Lima; do Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo (Setur) da Bahia, João Carlos Oliveira; da Chefe de Gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Lícia Maria França Cardoso, representando o diretor geral do Instituto; da Diretora de Museus do IPAC, Maria Célia Teixeira de Moura Santos, e da Diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde. Continue lendo no blogue Conexões Ibram.

Mestrado em Museologia
Na tarde do dia 20 de março, José do Nascimento Junior (Ibram/MinC), Albino Rubim (Secult), Maria Célia Teixeira Moura Santos (IPAC) reuniram-se e com representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB) para discutir a criação do primeiro curso de pós-graduação em Museologia do Nordeste.

Os representantes das duas universidades estão trabalhando no projeto de um Mestrado acadêmico em Museologia, que deve começar a ser ofertado em 2013. O Ibram e a Secult Bahia se comprometeram a firmar parcerias com as universidades para a concretização do projeto, que deverá ser apresentado à Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no mês de junho.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Lazaro Menezes/IPAC