Conexões Ibram: projeto alcança 1 mil participantes em 13 estados

publicado: 05/10/2012 16h50,
última modificação: 05/10/2012 16h53

Com a passagem pelo Rio de Janeiro, na semana passada, o projeto Conexões Ibram chegou à marca de mil participantes. Iniciado em março de 2012, o projeto que já passou por 13 estados, conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais, comemora seus primeiros resultados.

Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, são temas discutidos com os representantes do setor museal dos estados e com seus cidadãos. Cada estado tem a oportunidade de ajustar o evento de acordo com suas necessidades.

Resultados
Um bom exemplo de avanço no setor resultante das discussões provocadas pelo Conexões Ibram pode ser encontrado no Rio Grande do Norte (RN), segundo estado a receber o projeto, entre os dias 18 e 20 de abril. Desde o encontro, a articulação entre as iniciativas de museologia social do estado tem se fortalecido. Em julho, foi realizado o primeiro encontro da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN.

“O projeto foi vital para o setor museológico potiguar, que se encontrava árido. Agora, 60% dos municípios encontram-se compromissados com essa nova dinâmica no setor por meio de políticas públicas”, explica o coordenador da área de museus da Secretaria de Estado de Cultura do RN, Hélio de Oliveira.

Do Pará ao Rio Grande do Sul: Conexões Ibram já passou por 13 estados em 2012

No Espírito Santo (ES), que recebeu o Conexões Ibram nos dias 26 e 27 de abril, a tônica tem sido a preservação do patrimônio cultural em risco. Como desdobramento foi realizado no dia 26 de setembro, pela Secretaria de Cultura local com o apoio do Ibram, o Seminário Patrimônio Cultural e Riscos.

Até o final do ano, serão realizadas outras seis edições do seminário em diferentes municípios capixabas.

No Rio de Janeiro (RJ), último estado a receber o projeto entre os dias 26 e 28 de setembro, o Estatuto de Museus foi um dos temas de maior repercussão. O estabelecimento de uma agenda de trabalho com o Ibram relacionada ao tema se dará a partir da sanção de decreto que prevê suplementação do estado.

A próxima edição do projeto Conexões Ibram acontece em Brasília (DF), de 7 a 9 de novembro. Conheça o blogue do projeto Conexões Ibram.

Texto e fotos: Ascom/Ibram